Distúrbio do déficit de atenção sem hiperatividade (ADHD-I or ADHD-PI) é um dos três subtipos de transtorno de déficit de atenção e hiperatividade (TDAH).
Esse transtorno é algumas vezes chamado apenas de distúrbio de déficit de atenção pelo público em geral, mas esse termo foi modificado em 1994 pelo Manual Diagnóstico e Estatístico de Desordens Mentais (DSM-IV), quarta edição.
Descrição e diferenças em relação aos outros subtipos de TDA
As características marcantes desse tipo de transtorno são a facilidade de distração com devaneios frequentes (imaginação "viajante"), desorganização, procastinação, esquecimento e letargia/fadiga. Ao contrário do que ocorre nos outros subtipos, não são comuns traços de hiperatividade ou impulsividade. O ADHD-I geralmente é diagnosticado muito mais tardiamente que os outros subtipos de ADHD, provavavelmente porque a falta de sintomas de hiperatividade torna a doença mais discreta. Os sintomas não precisam estar presentes o tempo todo, um dos motivos pelos quais alguns profissionais preferem o termo "inconsistência de atenção" ao invés de "déficit de atenção". O ADHD-I aumenta significantemente o risco do abandono prematuro do ensino médio e superior.
Alguns especialistas, como o Dr. Russell Barkley,[1] argumentam que TDA-PI (PI = predominantemente desatento) é tão diferente do TDAH tradicional que deveria ser considerada uma desordem distinta. Dr. Russel cita alguns sintomas comuns entre pacientes com TDA-PI -- particularmente a quase ausência de desordens de conduta e comportamentos de alto risco -- e respostas bastante diferentes a medicamentos estimulantes.
Critérios do DSM-IV
O DSM-IV permite o diagnóstico do subtipo predominantemente desatento se o indivíduo apresentar os seguintes sintomas de desatenção por pelo menos seis meses (chegando ao ponto de ser prejudicial ao seu desenvolvimento):
- Frequentemente não dá a atenção devida a detalhes ou comete erros típicos de descuido na escola, no trabalho ou em outras atividades.
- Frequentemente tem problemas em manter a atenção em tarefas ou atividades recreativas.
- Frequentemente parece não dar ouvidos quando lhe dirigem a palavra.
- Frequentemente não segue instruções e falha em concluir tarefas escolares, pequenas tarefas ou obrigações no trabalho (não devido a oposição ou não compreensão das instruções).
- Frequentemente tem problemas organizando atividades.
- Frequentemente evita, não gosta ou não quer fazer coisas que exigem tempo e esforço mental.
- Frequentemente perde coisas necessárias para as tarefas e atividades (ferramentas, brinquedos, canetas, livros, etc).
- Frequentemente se distrai.
- Frequentemente esquece atividades do dia-a-dia.
Um requisito ao diagnóstico de TDA-PI é que os sintomas prejudiciais precisam estar ou ter estado presentes antes dos sete anos de idade e serem observados em pelomenos dois campos distintos da vida do indivíduo (casa e escola ou casa e trabalho, por exemplo). Há, ainda, evidências clínicas de prejuízo no convívio social e no desempenho acadêmico e ocupacional.
Observa-se, ainda, que esses sintomas não devem ocorrer exclusivamente durante outras desordens (como esquizofrenia) e não devem ser melhor enquadrados por outros distúrbios (de humor, de ansiedade, de desassociação, de personalidade, etc).
Exemplos de sintomas observados
Crianças [2]
- Falha ao prestar atenção a detalhes, bem como erros provenientes de descuido ao fazer tarefas escolares ou outras atividades.
- Problemas para manter a atenção centrada durante tarefas ou brincadeiras
- Aparentar não ouvir quando lhe dirigem a palavra
- Falha em seguir instruções ou terminar tarefas
- Evita tarefas que requerem grande esforço mental e organização, como projetos escolares
- Perda frequente de itens necessários para facilitar tarefas ou atividades
- Distrai-se com excessiva facilidade
- Frequentemente esquece-se das coisas
- Adia tarefas e tem dificuldade em iniciá-las
- Dificuldade em fazer as tarefas da casa
Adultos [3]]
- Frequentemente comete erros característicos de descuido quando trabalhando em projetos que não são do seu interesse ou são difíceis
- Dificuldade em manter a atenção centrada no trabalho
- Dificuldade em concentrar-se em conversações
- Dificuldade em terminar projetos já iniciados
- Dificuldade em organizar-se de forma a concluir as tarefas
- Evita ou adia o início de projetos que requerem esforço mental
- Frequentemente guarda em locais inapropriados ou perde coisas em casa ou no trabalho
- Facimente distrai-se devido a outras atividades ou ruídos
- Dificuldade em lembrar de compromissos ou obrigaçõesReferências
- "Russell Barkley on AD/HD" (2000)
- What we know National Resource Center on AD/HD
- WHO adult AD/HD inattentive symptoms [1] National Resource Center on ADHD
Ligações externas