quarta-feira, 8 de abril de 2009

TDA - TRANSTORNO DE DÉFICT DE ATENÇÃO

Distúrbio do déficit de atenção sem hiperatividade (ADHD-I or ADHD-PI) é um dos três subtipos de transtorno de déficit de atenção e hiperatividade (TDAH).

Esse transtorno é algumas vezes chamado apenas de distúrbio de déficit de atenção pelo público em geral, mas esse termo foi modificado em 1994 pelo Manual Diagnóstico e Estatístico de Desordens Mentais (DSM-IV), quarta edição.


Descrição e diferenças em relação aos outros subtipos de TDA

As características marcantes desse tipo de transtorno são a facilidade de distração com devaneios frequentes (imaginação "viajante"), desorganização, procastinação, esquecimento e letargia/fadiga. Ao contrário do que ocorre nos outros subtipos, não são comuns traços de hiperatividade ou impulsividade. O ADHD-I geralmente é diagnosticado muito mais tardiamente que os outros subtipos de ADHD, provavavelmente porque a falta de sintomas de hiperatividade torna a doença mais discreta. Os sintomas não precisam estar presentes o tempo todo, um dos motivos pelos quais alguns profissionais preferem o termo "inconsistência de atenção" ao invés de "déficit de atenção". O ADHD-I aumenta significantemente o risco do abandono prematuro do ensino médio e superior.

Alguns especialistas, como o Dr. Russell Barkley,[1] argumentam que TDA-PI (PI = predominantemente desatento) é tão diferente do TDAH tradicional que deveria ser considerada uma desordem distinta. Dr. Russel cita alguns sintomas comuns entre pacientes com TDA-PI -- particularmente a quase ausência de desordens de conduta e comportamentos de alto risco -- e respostas bastante diferentes a medicamentos estimulantes.


Sintomas


Critérios do DSM-IV


O DSM-IV permite o diagnóstico do subtipo predominantemente desatento se o indivíduo apresentar os seguintes sintomas de desatenção por pelo menos seis meses (chegando ao ponto de ser prejudicial ao seu desenvolvimento):

  1. Frequentemente não dá a atenção devida a detalhes ou comete erros típicos de descuido na escola, no trabalho ou em outras atividades.
  2. Frequentemente tem problemas em manter a atenção em tarefas ou atividades recreativas.
  3. Frequentemente parece não dar ouvidos quando lhe dirigem a palavra.
  4. Frequentemente não segue instruções e falha em concluir tarefas escolares, pequenas tarefas ou obrigações no trabalho (não devido a oposição ou não compreensão das instruções).
  5. Frequentemente tem problemas organizando atividades.
  6. Frequentemente evita, não gosta ou não quer fazer coisas que exigem tempo e esforço mental.
  7. Frequentemente perde coisas necessárias para as tarefas e atividades (ferramentas, brinquedos, canetas, livros, etc).
  8. Frequentemente se distrai.
  9. Frequentemente esquece atividades do dia-a-dia.
Um requisito ao diagnóstico de TDA-PI é que os sintomas prejudiciais precisam estar ou ter estado presentes antes dos sete anos de idade e serem observados em pelomenos dois campos distintos da vida do indivíduo (casa e escola ou casa e trabalho, por exemplo). Há, ainda, evidências clínicas de prejuízo no convívio social e no desempenho acadêmico e ocupacional.

Observa-se, ainda, que esses sintomas não devem ocorrer exclusivamente durante outras desordens (como esquizofrenia) e não devem ser melhor enquadrados por outros distúrbios (de humor, de ansiedade, de desassociação, de personalidade, etc).


Exemplos de sintomas observados


Crianças [2]
  1. Falha ao prestar atenção a detalhes, bem como erros provenientes de descuido ao fazer tarefas escolares ou outras atividades.
  2. Problemas para manter a atenção centrada durante tarefas ou brincadeiras
  3. Aparentar não ouvir quando lhe dirigem a palavra
  4. Falha em seguir instruções ou terminar tarefas
  5. Evita tarefas que requerem grande esforço mental e organização, como projetos escolares
  6. Perda frequente de itens necessários para facilitar tarefas ou atividades
  7. Distrai-se com excessiva facilidade
  8. Frequentemente esquece-se das coisas
  9. Adia tarefas e tem dificuldade em iniciá-las
  10. Dificuldade em fazer as tarefas da casa

Adultos [3]]
  1. Frequentemente comete erros característicos de descuido quando trabalhando em projetos que não são do seu interesse ou são difíceis
  2. Dificuldade em manter a atenção centrada no trabalho
  3. Dificuldade em concentrar-se em conversações
  4. Dificuldade em terminar projetos já iniciados
  5. Dificuldade em organizar-se de forma a concluir as tarefas
  6. Evita ou adia o início de projetos que requerem esforço mental
  7. Frequentemente guarda em locais inapropriados ou perde coisas em casa ou no trabalho
  8. Facimente distrai-se devido a outras atividades ou ruídos
  9. Dificuldade em lembrar de compromissos ou obrigações

    Referências
Ligações externas